terça-feira, 24 de abril de 2018

Escolha do nome para o novo bloco didático

Nota de Divulgação 

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará comemorará no período de 09 a 12 de maio, os 70 anos de sua fundação.  
No dia 10 de maio será inaugurado o novo Bloco Didático localizado na Rua Papi Jr. em frente ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC).  Para a nominação dessa Unidade, conforme o disposto na Resolução nº 04/CONSUNI de 18 de Março de 2008, foi decidido homenagear um nome entre os docentes (in memorian) indicados pelos Departamentos, que se destacaram e prestaram relevante contribuição ao Ensino de Graduação. A consulta on-line realizada com a Comunidade Acadêmica da Faculdade de Medicina referendou o nome do querido Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro.  
Apresentamos o resultado final da consulta e a biografia do escolhido. 




Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro 
O Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na turma de 1980. Obteve título de especialista em Hematologia e Hemoterapia também pela UFC, treinamento em Oncologia Clínica no Instituto do Câncer do Ceará e Hospital Batista Memorial. Obteve do título de Mestre em Farmacologia pela UFC e de Doutor na mesma área pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Em 1982, ingressou como docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, onde atuou de forma bastante ativa como coordenador das disciplinas de Farmacologia e de Oncologia. O diferencial como docente foi decorrente da inserção na pesquisa experimental desenvolvida na UFC de onde surgiram muitas respostas acerca dos mecanismos associados aos efeitos colaterais do tratamento do câncer. Além da pesquisa experimental, o Prof. Ronaldo destacava-se pela inserção clínica, atuando como médico no Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Nesse contexto, cuidou com muito esmero dos pacientes, dos quais sempre teve grande admiração pelo aprofundado conhecimento e pelo caráter humano com que eram acompanhados. No ICC, também atuava na pesquisa clínica, onde teve a oportunidade de participar ativamente como pesquisador em vários ensaios clínicos multicêntricos internacionais com novos fármacos antineoplásicos e em estudos de toxicidade e qualidade de vida com estes fármacos. O trabalho do Prof. Ronaldo sempre foi reconhecido nacional e internacionalmente, tendo publicado mais de duas centenas de artigos científicos em revistas de grande impacto mundial, trabalhos estes versando sobre inflamação e efeitos colaterais do tratamento do câncer. Adicionalmente, foi pesquisador 1A, o mais alto nível, da principal agência de fomento do Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O conhecimento experimental e clínico refletia-se em sala de aula, contribuindo para o encantamento dos alunos acerca das sempre atualizadas novidades relacionadas ao câncer e a repercussão do tratamento desta doença. Esse encantamento continua hoje perpetuado nos mais de 70 alunos de iniciação científica, 34 mestres e 23 doutores orientados pelo Prof. Ronaldo e nos milhares de ex-alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário