domingo, 29 de abril de 2018

A construção

(Faculdade de Medicina-UFC: 70 anos)

Procurava um corpo naquela construção
E de repente nela encontrei partes de mim:
Vértebras empenho lições de Alquimia

Muitos compartilharam comigo a excursão
Caminhávamos por lembranças tombadas
E não estranhamos o saber em firme vigília
(Enroupado com o imutável jaleco da UFC)

Tudo que nos chegava veloz da periferia
Conduzia a ideia ao centro da construção
Feita de palestras ceticismos sonhos ânimos

Quando me fizeram ave no olho de uma árvore
Vi do alto fala de um mestre em linho branco
A me procurar nas inúmeras fileiras da sala "C"

As pressas parti ao encontro da voz inquisidora
E me comportei como se dali não houvesse saído
A esperança era de alguma causar embaraço

Antes que me interrogasse sobre minha ausência
Ofereci-lhe uma inédita foto aérea da construção
Sabia de seu amor por todas as coisas que ali existiam

A fotografia fora tirada do topo de uma mangueira
Nela constava o riso de jovens estudando Medicina
A imagem para mim havia sido a última lembrança.

Prof. Jesus Irajacy, do Departamento de Medicina Clinica  FAMED UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário