sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Encontros Universitários 2018


Foto da Profª Silvia junto ao logotipo: Eu amo a UFC
24 A 26 DE OUTUBRO DE 2018 NO CAMPUS DO PICI

Este ano foi intensa a programação, uma vez que decidiu-se fazer em conjunto a apresentação dos Programas de Extensão – PREX, com os da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE.

A docente Profª Drª Silvia Bomfim Hyppólito teve atuação como examinadora de apresentações orais e de Posters.


Tivemos portanto uma apresentação em forma de Poster pela bolsista de Extensão Andreza Almeida Martins, que discorreu sobre:
O BLOG E OUTRAS FERRAMENTAS DA INTERNET COMO AUXILIARES NO MEIO ACADÊMICO
Um blog é uma página eletrônica que permite atualizações de uma forma rápida e fácil, através da criação de postagens. Seu acesso e manutenção são gratuitos e todos os seus comandos podem ser aprendidos através de pesquisas e leituras de tutoriais na própria internet. O meio acadêmico pode utilizar essa ferramenta para divulgação de atividades, pesquisas, publicações, entre outros. Bolsistas de extensão sob orientação da Profª Drª Silvia Bomfim, criaram um blog para auxiliar na divulgação da semana de comemoração dos 70 anos da Faculdade de Medicina da UFC, que ocorreu em maio deste ano.
Foto da Andreza junto ao Pôster
 
Foi possível ter um amplo alcance de acessos através da adição da ferramenta do google tradutor, que mediante um clique permite traduzir as publicações para dezenas de idiomas.Também foi viável difundir o conteúdo com ajuda de impulsionamentos com uma página própria criada no facebook. Além disso, foi adicionada uma aba exclusiva no blog para compartilhamento de experiências de alunos e ex-alunos da FAMED, que permite assim a renovação da página, para que não ficasse inutilizável após o término do evento. Anteriormente, também sob orientação da professora Silvia Bomfim, foi criado um blog para o Museu do Parto: um Tributo a Galba Araújo, onde foi possível postar fotos, vídeos, artigos e livros. Como resultado se obteve o aumento no número de visitas ao Museu. Além do blog e facebook, também foi utilizado o you tube e google driver para propagar os conteúdos. Assim, concluímos serem essas plataformas bastante importantes para divulgação de fácil e livre acesso, que colaboram para difusão da educação, história e cultura e assim não se limita a meios físicos que podem se dissipar com o passar do tempo.  

O Museu do Parto: um tributo a Galba Araujo foi apresentado sob a forma de pôster e também do modo  oral. A bolsista da PRAE, Maria Sulamita dos Santos Sales , assim se expressou:
"A memória construída nos museus está em constante transformação, pelo valor histórico e patrimonial que possuem, alem de contribuírem para a produção de experiências constitutivas da identidade e da cultura humana. Também cabe citar o alcance de quem o percebe e o modifica, e de suas inúmeras reconstruções e reproduções. O presente trabalho tem por objetivo parcial, descrever a produção de narrativas de visitantes do Museu do Parto - Um Tributo a Galba Araújo, a fim de traçar paralelos dialógicos entre experiências evocadas e o processo de memória ativa. A memória em si, possui diversas características próprias de quem a acessa e do ambiente em que se dá o encontro de sentido, onde fatos e afetos são potencialmente mobilizados. Considerando o grande valor histórico que o espaço preserva somado ao olhar do visitante, surgem novas construções do imaginário popular. Estas produções encontram-se com a memória materializada no acervo e adquirem novas compreensões a respeito do parto enquanto fenômeno cultural nas comunidades. O Museu se torna lugar de encontro entre gerações e de mobilização das memórias vivas através dos relatos. Dessa forma, os discursos capturados e agregados à exposição permanente das peças, também se tornam parte imaterial e simbólica da história, dentro de uma perspectiva de promoção de visibilidade, revitalização e valorização do Museu do Parto, na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand em Fortaleza – CE”.

O pôster apresentado pela Ana Elisa Biesek Leite teve o seguinte layout:
Introdução: O museu do parto foi criado como uma homenagem ao doutor e professor Galba Araújo, pois ele deu início ao trabalho de humanização no parto, tema de extrema importância no processo de natalidade da sociedade, nos hospitais do ceará, iniciando pela maternidade escola Assis Chateaubriand.
Objetivo: O museu tem como objetivo apresentar à população um paralelo entre a humanização e os processos do parto, passando pela drástica mudança que o doutor Galba Araújo realizou nos hospitais do ceará. Além disso, tem o objetivo de homenagear o trabalho desse grande médico
Metodologia: O museu localizado na maternidade escola Assis Chateaubriand, abre quatro dias na semana e apresenta tanto à população em geral, como aos estudantes da área da saúde, mostrando os objetos que eram utilizados antigamente e como foi a evolução deles até a extinção destes objetos. Também disponibiliza diversas biografias sobre o processo de humanização no parto, onde o estudante tem acesso a diversos vídeos e entrevistas com diversos profissionais da saúde no decorrer dos anos. 
Resultados: Atualmente temos em média 50 visitantes por semana, que aprendem sobre o atual significado do parto humanizado e tem uma maior compreensão sobre os direitos humanos durante os procedimentos e condutas no parto. 
Conclusão: O museu do Parto é de grande valia, pois oferece dentro da área da extensão, um ensino e maior conhecimento tanto para a comunidade, quanto para os alunos da Universidade Federal do Ceará.

A exposição “ARTE SOB MICROSCÓPIO”, sob a responsabilidade da Profª Virginia Cláudia Carneiro Girão, teve um destaque especial durante todos os dias dos Encontros Universitários. Na Exposição Arte sob o Microscópio, além de se encantar com as imagens, podia-se observar lâminas ao microscópio óptico, participar da escolha da imagem mais bonita para o público e, ainda concorrer a “kits” literários que foram oferecidos pela Seara da Ciência e pela Biblioteca do Campus do Pici.
Por fim, os Encontros Universitários foram motivo e espaço de congraçamento entre professores:

E também entre alunos e professores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário